Software de controle de versão para equipes profissionais
O Bitbucket tem suporte para soluções de controle de versão para Git.
O que é um sistema de controle de versão?
Um sistema de controle de versão ou VCS, também conhecido como sistema de controle de revisão ou sistema de controle de fonte, é um utilitário de software que monitora e gerencia as mudanças em um sistema de arquivos. Um VCS também oferece utilitários colaborativos para compartilhar e integrar essas mudanças do sistema de arquivos com outros usuários do VCS. Ao operar no nível do sistema de arquivos, um VCS monitorará as ações de adição, exclusão e modificação aplicadas aos arquivos e diretórios, Um repositório é um termo de VCS que descreve quando um VCS está monitorando um sistema de arquivos. No escopo de arquivos individuais de código fonte, um VCS monitorará todas as adições, exclusões e modificações das linhas de texto dentro daquele arquivo. As opções populares de VCS de software incluem Git, Mercurial, SVN e preforce.
Por que eu preciso de um software de controle de versão?
O VCS é uma ferramenta inestimável com muitos benefícios a um fluxo de trabalho da equipe de software colaborativo. Qualquer projeto de software que tenha mais de um desenvolvedor mantendo arquivos de código fonte deve usar definitivamente um VCS. Além disso, os projetos mantidos por uma só pessoa também se beneficiarão muito da utilização de VCS. Não há uma razão válida para dispensar o uso do VCS em qualquer projeto moderno de desenvolvimento de software.
Resolução de conflitos
Durante o ciclo de vida de um projeto de software desenvolvido em equipe, é muito provável que vários membros da equipe precisem fazer mudanças no mesmo arquivo de código fonte, ao mesmo tempo. Um VCS monitorará e auxiliará nos conflitos entre os vários desenvolvedores. Estas operações de resolução de conflito deixam uma trilha de auditoria que fornece insight ao histórico de um projeto.
Reverter e desfazer mudanças no código fonte
Depois que um VCS começa a monitorar um sistema de arquivo de código fonte, ele mantém o estado do código fonte em um histórico do projeto. Isto permite a possibilidade de "desfazer" ou reverter um projeto de código fonte para o último estado conhecido. Se for descoberto um bug em uma aplicação ao vivo, o código pode ser rapidamente revertido para uma versão conhecidamente estável.
Backup de código fonte externo
Ao usar um VCS colaborativamente, uma instância remota do VCS precisa ser criada para compartilhar as mudanças entre os desenvolvedores. Esta instância remota de VCS pode ser hospedada externamente com um terceirizado confiável, como o Bitbucket. Ela se torna, então, um backup externo seguro. Em um cenário infeliz, como um laptop roubado, a instância remota do VCS ainda manterá uma cópia do código fonte.
DISTRIBUÍDO
CENTRALIZADO
As ferramentas de VCS possuem dois tipos principais de arquitetura remota. Estes tipos de arquitetura são a centralizada e a distribuída.
Ao discutir os prós e contras de cada arquitetura, o recurso de backup externo é o principal ponto de discussão. Um VCS centralizado possui um único ponto de falha, que é a instância central remota da VCS. Se esta instância é perdida, pode causar perda de dados e de produtividade e ela precisará ser substituída por outra cópia do código fonte. Se ela se tornar temporariamente indisponível, impedirá que os desenvolvedores realizem push, mesclem ou revertam o código. Uma arquitetura de modelo distribuído evita essas armadilhas, mantendo uma versão completa do código fonte em cada instância de VCS. Se algum dos cenários de falha centralizados mencionados anteriormente ocorrer no modelo distribuído, uma nova instância de VCS pode ser trocada para liderar o desenvolvimento, mitigando qualquer perda grave de produtividade.
Os benefícios das ferramentas de controle de versão
A integração de um VCS em um projeto de desenvolvimento de software permite uma variedade de benefícios organizacionais e administrativos. Por padrão, um VCS sozinho oferece os benefícios técnicos discutidos anteriormente de resolução de conflitos da equipe e auxílios na colaboração. Um serviço de VCS hospedado envolve um VCS padrão e fornece características aprimoradas. Este "VCS aprimorado" é incrivelmente poderoso e fornece uma visão transparente do processo de desenvolvimento de software, que pode tradicionalmente ser um empreendimento criativo opaco. Os seguintes pontos são alguns benefícios de alto nível que um VCS hospedado oferece.
Integrações terceirizadas estendidas
Um VCS pode ser aprimorado ainda mais quando integrado a uma solução hospedada terceirizada e segura, como o Bitbucket. Um VCS hospedado oferece suas próprias extensões a outros apps e serviços, por meio de integrações, como o Atlassian Marketplace. Por exemplo, um VCS hospedado com o Bitbucket terá a capacidade de compartilhar dados de VCS com o software de monitoramento de tarefas Jira e com a plataforma de documentação da base de conhecimento Confluence. Estes são apenas dois exemplos de um mundo de integrações que um VCS hospedado pode oferecer.
Comunicação da equipe
Um VCS hospedado fornece ferramentas de comunicação estendidas, semelhantes a fóruns ou troca de mensagens, que podem ser assessores inestimáveis na colaboração em equipe. Estas ferramentas de troca de mensagens permitem uma discussão sequencial clara do desenvolvimento do código fonte, linha por linha. As ferramentas de troca de mensagens não se restringem à discussão de código fonte e podem ser ferramentas inestimáveis para promover a discussão entre equipes sobre as metas corporativas de alto nível, relacionadas ao desenvolvimento do código fonte.
Insight, medição e prestação de contas
Uma organização baseada em engenharia pode usar um VCS hospedado para monitorar e medir os indicadores chave de desempenho (KPIs). Um VCS hospedado fornecerá insight sobre a velocidade e eficiência da operação de um projeto de desenvolvimento de software. Um VCS hospedado fornece ferramentas para capturar medições como: novos recursos implementados, velocidade da criação de código, tempo de desenvolvimento, bugs criados e corrigidos, entre outros.
Automação de pipeline CI/CD
Fluxos de trabalho de entrega contínua podem ser construídos pelo uso de integrações externas de VCS hospedados. Um desenvolvedor inicia uma transação para integrar suas edições do código fonte na base do código maior. Durante esse processo, o VCS hospedado pode ser configurado com várias extensões para ajudar a simplificar o processo de revisão de código e entrega. Coisas como compilações automatizadas, testes e implementações podem ser orquestradas em um simples arquivo de configuração como código YAML.
Saiba mais sobre o controle de versão
Todos estes recursos de controle de versão mencionados anteriormente estão disponíveis atualmente no Bitbucket.
Comparando o software de controle de versão
A seguir está uma visão geral e uma comparação das opções populares de VCS. As principais observações destas comparações são que as opções de VCS que usam um modelo cliente-servidor não são suportadas facilmente pelas soluções modernas de hospedagem de VCS, como o Bitbucket. A indústria de VCS mudou para um modelo distribuído.
Software | Arquitetura de rede | Resolução de conflitos | Status de desenvolvimento | Suporte para Bitbucket |
---|---|---|---|---|
Logotipo do Git Git | DISTRIBUÍDO | Fusão | Ativo | Sim |
Logotipo do Mercurial Mercurial | DISTRIBUÍDO | Fusão | Ativo | Sim |
Logotipo do SVN SVN | Cliente-servidor | Mesclagem ou bloqueio | Ativo | Não |
Logotipo do CVS CVS | Cliente-servidor | Fusão | Apenas manutenção | Não |
Git e controle de versão
Prós do controle de versão Git
- Arquitetura de rede tolerante a falhas distribuída
- Otimizado para commits e checkouts rápidos
- Atualizações não destrutivas através do uso de um log imutável
Contras do controle de versão Git
- Suporte fraco para arquivos binários grandes
- Repositórios muito grandes com histórico extenso podem atrasar as interações
- Curva de aprendizado e comandos não intuitivos
Controle de versão antigo
Prós do controle de versão antigo
- Mais opções para aplicações GUI
- Mais documentação e guias
Contras do controle de versão antigo
- Ponto central de falha e perda de dados
- Depende da conexão de rede para commits
- Suporte e frequência de atualizações limitados
Sabe de qual software de controle de versão você precisa? Agora use o nosso guia para selecionar o repositório de código correto para a sua equipe.
Software de controle de versão Bitbucket
Por que escolher o controle de versão Bitbucket Cloud para Git e Mercurial
Criado para equipes profissionais
O Bitbucket suporta o controle de versão distribuído e facilita a colaboração de código com a sua equipe. Além de suportar o controle de versão Git e Mercurial, o Bitbucket fornece às equipes um local para planejar projetos, codificá-los, testá-los e implementá-los.
Repositórios gratuitos, privados e ilimitados
Gratuito para equipes pequenas com menos de 5 membros e cobrado em escala com planos Standard (US$ 2/usuário/mês) ou Premium (US$ 5/usuário/mês).
Melhor integração Jira e Trello da categoria
Mantenha seus projetos organizados criando ramificações do Bitbucket diretamente dos itens do Jira ou cartões do Trello.
Entrega contínua integrada
Construa, teste e implante com CI/CD integrado. Beneficie-se de configurações como código e loops rápidos de feedback.
Mais de 1 milhão de equipes amam o Bitbucket
"Nós mudamos do SVN para o Git com o Bitbucket para facilitar o fluxo de trabalho entre nossas equipes distribuídas, o desenvolvimento rápido e o gerenciamento de código para mais de 60 produtos de software".
Codifique, gerencie, colabore
O Bitbucket é a solução Git para equipes profissionais